Resultado da Pesquisa do projeto pedalando na cidade

Postamos aqui, em janeiro, sobre a Pesquisa sobre a relação entre as cidades e os ciclistas.

A pesquisa tem o objetivo de entender a relação das pessoas com os meios de transporte de suas cidades, em especial, sua relação com bicicletas e ciclistas.
Ao todo foram 1093 respostas ao questionário e, como resultado, vários dados e ideias interessantes!

77% das pessoas responderam andar de bicicleta, porém apenas 32% do total disse que utiliza a bike como meio de transporte. A maioria das pessoas costuma usar a bicicleta de 3 a 4 vezes por semana

Além do questionário, também foi feita uma pesquisa com dados coletados em redes sociais. Só no twitter, foram coletados mais de 14.688 menções relacionadas ao uso da bicicleta entre os meses de novembro e dezembro de 2014.

Destaque para o grande volume de menções no twitter sobre intenção de compra ou desejo por uma bicicleta

E também destaque para a opinião dos jovens, que simpatizam com a ideia de ir de bike para a escola:

opiniao-jovens-bicicleta

Sobre as ciclovias, 97% dos entrevistados acreditam que as ciclovias atrairão mais pessoas para andar de bicicleta, porém 77% das pessoas que andam de bicicleta disseram que o alcance das ciclovias ainda não as atendem perfeitamente.

O dado mais alarmante é que 64% das pessoas que não andam de bicicleta acreditam que a infraestrutura das ciclovias não é adequada.

Essa alta porcentagem de rejeição pode ser devido à uma falta de conhecimento sobre o assunto, ou até mesmo uma oposição ideológica às ciclovias. Mas a verdade é que isso deve ser mudado, pois além da segurança dos que já utilizam a bicicleta no dia a dia, a função das ciclovias é possibilitar e incentivar novos usuários.

A pesquisa também traz dados sobre o mercado que está surgindo junto com o aumento do uso da bicicleta e mostra também alguns problemas apontados por ciclistas, que podem ser solucionados, como:

– Falta atendimento para solucionar pequenos problemas mecânicos no meio do caminho.
– Receio em deixar a bicicleta em locais públicos devido principalmente a falta de estrutura adequada.
– 90% das pessoas falaram que o comércio não está preparado para receber bicicletas.

A pesquisa foi conduzida pela empresa Thinking Insight e foi muito bem elaborada e apresentada. Vale a pena ver na integra!

Baixe a pesquisa aqui: www.pedalandonacidade.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares