Ocupe a faixa

Sempre pedalei no canto da rua pensando estar mais seguro, mas, ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o ciclista não deve andar no canto da pista.

Uma das dicas que mais fizeram a diferença quando tive a ajuda de um bike anjo aqui em São Paulo foi a de sempre ocupar a faixa, ou seja, andar no meio da faixa como se fosse um carro.

ocupe a faixa com a bicicleta

Se você ainda pensa que andar no canto é melhor, separei alguns motivos para ocupar a faixa:

  • Você se sente parte do trânsito.  Ao andar no canto da rua, você é marginalizado;
  • As portas abertas dos carros estacionados não te atingem;
  • Os carros são obrigados a mudar de faixa para ultrapassar;
  • A CET recomenda;
  • Se um carro tirar fina, você tem espaço para desviar;
  • Sobra espaço para desviar de obstáculos;
  • Você fica mais visível;
  • A lateral costuma ter buracos e defeitos no asfalto;
  • Os bueiros estão ali no canto e são fatais;
  • Você consegue desviar de algum pedestre ou carro que entre na rua sem te ver.

Ainda não está convencido? Experimente pedalar ocupando a faixa! No máximo, você vai levar algumas buzinadas de um motorista ou outro que seja babaca sem paciência, mas não receberá mais muitas finas perigosas, vai se sentir mais seguro e verá que os carros respeitam muito mais quem está no meio da pista.

13 comentários em “Ocupe a faixa

  1. pedalo a muito tempo e concorde em partes, quando são vias com baixas velocidades esta forma de andar é realmente mais segura, agora quando se trata de vias com velocidades altas ou aquelas sem obstáculos como faróis, lombadas e sem radares eu não concordo pois a presa dos motoristas fazem com que eles ultrapassem outros carros pela direita com alta velocidade sem ter tempo de desviar de ciclistas e sem falar aqueles que tiram fina em alta velocidade para mostrar que aquela via é deles motoristas

    1. Oi Alexandre, realmente pedalar em uma avenida movimentada é mais perigoso devido à velocidade dos veículos e a falta de respeito por parte dos motoristas, mas é realmente por isso que você deve pedalar ocupando a faixa. Só assim você fica mais visível e obriga que mudem de faixa para te ultrapassar. Isso também evita que você seja espremido no canto e te dá uma margem para desviar para direita caso alguém tente tirar uma fina, como dissemos no Post :)

  2. Sem querer ser detalhista, mas acontece a mesma coisa na estrada com as motos , ando a muito tempo de bike em cidades grandes e pequenas… e observei que ocupar o 1/3 a direita já “incomoda” o suficiente motoristas mal humorados, e é o suficiente para mostrar e ocupar a via evitando os apressadinhos. Andar “no meio” acho mto arriscado por causa dos malucos. Prefiro proteger um pouco “as costas” para ter alguma saída/proteção. (opinião minha)

  3. Não me considero um ciclista atuante, apesar de pegar bike emprestada de amigos esporadicamente e também nos locatários. Acredito que, teoricamente, ocupar a pista é uma ideia bem-vinda, mas na prática sabemos que a realidade é bem diferente. Sou motorista, já presenciei cenas de atropelamento. Hierarquicamente os carros são continuação das casas da tal classe-média-burra-brasileira. A má educação, o capitalismo, o dinheiro, o “é meu mimado” perambula no psicológico de crianças de 18 a 80 anos. Em ordem crescente ônibus/caminhão>carro>moto>bike>pedestre. A política do espaço do ciclista é algo já bastante democratizado em alguns países, no Brasil, ganhamos o bônus do dia somente aos domingos. Não considero inválida a ideia de ocupar a rua, mas conhecendo de perto aquelas crianças, prefiro não arriscar.

  4. Dica Valiosa que aprendi na prática… Muitos ciclistas arrumam desculpas e não seguem… O que acontece? Acidentes! Teve um aqui no Rio justamente por causa disso…o ciclista inexperiente fez a curva com ônibus e morreu em prensado.

    1. Verdade ,faço esse alerta a todos e sou ignorada, tem ocupar mesmo,curva então, não tem nem como fazer com veículos seja carro ou ônibus.

  5. A CET recomenda. Ok. Acho certo e pratico isso.
    Mas isso quando tem duas faixas de mesmo sentido, e se a faixa for única? A recomendação é a mesma?

    1. Sim, é recomendável pelos mesmos motivos acima.
      Infelizmente o carro atrás irá ter que esperar e isso pode causar reações ruins por parte dos motoristas. Nesse caso é importante sinalizar que irá ocupar a faixa e pedir para que os carros aguardem com paciência.

  6. Acho o espelho importante, porque virar para traz muitas vezes te desequilibra!
    Mas como encontrar um espelho bom que nao trema, que nao deixe a imagem borrada?

  7. Dicas de grande valor.
    Aconteceu ontem comigo em uma via de mão dupla e pista simples, sem acostamento. Por não querer atrapalhar o trânsito, pedalando no canto, fui fechado pela lateral de um ônibus que me ultrapassava em uma curva, para minha sorte no momento tinha um rebaixamento no meio fio e um epaço livre de poste e obstáculos na ridícula calçada de 40cm.

    Aprendi na auto escola que não se devemos fazer curva com ônibus mas no caso foi ele que me ultrapassou e eu de certa forma concenti ao me autosegregar no canto.
    Quando vi a frente do bus me passando já imaginei que ia dar merda. Não aconteceria se eu estivesse ocupando integralmente a faixa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares