Minha bike foi roubada, e agora?

Teve sua bike roubada ou furtada? Infelizmente é algo que acontece e nossas magrelas sempre estão vulneráveis mesmo que a gente tome cuidado.

Esse não é um post sobre como evitar o roubo e furto, mas sim como agir quando acontecer.

bike-roubada-furtada

 

A primeira coisa a se fazer é registrar um boletim de ocorrência na polícia. Ele é essencial para que seja registrado o roubo da sua bike.
A Polícia pode não achar imediatamente sua bicicleta, mas muitos roubam para usar a bicicleta em outros delitos, ou seja, se a polícia prender o indivíduo, eles prenderão a bike também e, com o registro, saberão que ela é sua e entrarão em contato. Ele pode ser útil também caso você reconheça ela sendo vendida em algum lugar ou com alguém.
De qualquer forma, os B.Os servem para gerar estatísticas de roubos e são usados para prevenir novas ocorrências.

Para registrar o BO é necessário que você tenha o número de série da sua bike. Ele vem marcado em algum lugar do quadro e é bom você ter anotado isso em algum lugar (se você ainda tiver a nota fiscal, melhor ainda). Dar detalhes precisos também ajuda. Cor, acessórios, alguma marca de uso, adesivos diferentes etc são uma boa forma de reconhecer uma bicicleta.

Divulgue para todos que você conhece e, para isso, as redes sociais podem ser uma boa ferramenta. Peça para todo mundo compartilhar, vai que alguém tem alguma informação que ajude a encontrar sua bike, né? Outra ideia é avisar as bicicletarias próximas, para ficarem de olho.

Dê uma olhada na região e também procure em”feiras de rolo” na cidade.

Existem sites que fazem o cadastro de bicicletas roubadas, você pode registrar sua bicicleta e torcer para que alguém, quando estiver comprando a sua bicicleta, consulte nesses sites e veja que é roubada.

Conhecemos esses dois:

http://www.bicicletasroubadas.com.br
Além de fazer o cadastro e manter os dados para que qualquer um consulte, o sistema ajuda gerando um cartaz, que você pode espalhar por aí, e também envia um email para uma lista de lojistas. Legal que dá para ver um mapa com todos os registros.

http://www.bikeregistrada.com.br
Esse site é interessante, pois é um registro de bicicletas em que você pode registrar sua bike mesmo sem ser roubada, assim você mantem ela no controle e, caso tente vender ela, alguém pode consultar e ver que a bike está ok. No caso de roubo, você consegue enviar um alerta e outras pessoas podem avisar caso encontrá-la.

Esperamos que encontre sua bike :]

foto do post: Kristian Ovaska

4 comentários em “Minha bike foi roubada, e agora?

    1. Olá, você poderá ajuizar uma ação de cobrança perante o juizado especial cível mais próximo de sua residência. Procure saber mais sobre isso, acredito que não seja necessário pagar advogado para esse caso.

  1. O site http://www.webjetos.com.br tbm é um site muito bom tem muitos seguidores na FanPage é um ótimo lugar para divulgar Bike roubada a minha eu divulguei lá e nos outros 2citados e um usuário do site deles viu a publicação feita por eles, então eles entraram em contato comigo e estou pedalando novamente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares