Manifesto a favor da implantação de ciclovias em São Paulo

Entidades que lutam pelos direitos dos ciclistas e por uma cidade melhor escreveram um manifesto que será entregue para autoridades da Secretaria de Transportes da cidade de São Paulo.

A cidade de São Paulo tem visto crescer um movimento contrário à implantação de ciclovias nas ruas da cidade. Ao mesmo tempo em que nega o direito de utilização segura das ruas em bicicletas, essa oposição à instalação de infraestrutura para bicicletas defende a continuidade do uso do espaço público para fins particulares, priorizando o estacionamento de automóveis em detrimento da circulação do veículo bicicleta.

É importante ressaltar que estacionar o carro na rua não é direito garantido por lei, seja na esfera municipal, estadual ou federal. Além disso, necessidades individuais não podem sobrepujar a coletividade e o direito do cidadão que utiliza a bicicleta de circular com mais segurança, sem se sentir ameaçado por pessoas que pensam de forma diferente e se utilizam de outros veículos.

A iniciativa representa um enorme passo em direção a uma cidade mais justa, mais inclusiva e mais democrática.  Mesmo que ainda existam pontos de melhora, que as ciclovias ainda não estejam totalmente conectadas e que ainda não atinjam toda a cidade, elas representam melhor aproveitamento do viário, com mais segurança e saúde para seus cidadãos, menos estresse, menos congestionamento e menos mortes no trânsito. Uma cidade que nossos filhos merecem receber de nossas mãos.

A maior cidade do Brasil ainda está estacionada no século passado em relação à mobilidade. Negar o desenvolvimento sustentável e o uso da bicicleta como alternativa de transporte aos cidadãos é manter um conceito ultrapassado e já abandonado nas cidades mais desenvolvidas do mundo, além de negar a quem utiliza esse meio de transporte seu direito inalienável de escolha.

Na decisão de apoiar ou se opor à construção de ciclovias, deve-se pesar os pontos listados neste texto: Por que apoiar a implantação de ciclovias

Você também é favorável a mais ciclovias em São Paulo? Assine aqui!

fonte: vadebike.org

Um comentário em “Manifesto a favor da implantação de ciclovias em São Paulo

  1. Precisamos sim de mais ciclovias e ciclofaixas,,tenho 52 anos e até hj pedalo,,,finais de semana costumo ir longe principalmente aos domingos utilizo muito, achei muito legal as ciclovias que estão fazendo e este é um estímulo para pedalarmos cada vez mais esta da Rua Vergueiro ficou legal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares