dia-historico-bike

Dia histórico

Quando conheci o Leo (ciclista apaixonado desde pirralhinho), ele me apresentou todas as questões importantes ligadas à mobilidade urbana que eu nunca havia parado pra prestar atenção. Tudo aquilo mexeu muito comigo e, desde então, levanto a bandeira da causa, tanto aqui no Blog do Ciclista como nos meus discursos.

Passei 26 anos sem saber andar de bicicleta. Sim, uma ativista da bike que não sabe pedalar. Ativista sem peso na consciência, pois sempre pensei que você não precisa ser mulher pra apoiar o feminismo, nem ser negro pra apoiar o combate ao preconceito racial (sem roubar o lugar de fala, claro!). Só que me aprofundei tanto na temática e queria tanto andar de bike junto com o Leo que comecei a sonhar que pedalava quase todas as noites. Surgiu, então, uma expectativa gigante em torno de aprender. Nunca o fiz por puro medo. Meu pai nunca aprendeu, mas minha família sempre tentou me ensinar e eu fiz uma barreira entre essa questão e eu mesma.

Através do Leo, conheci o projeto Bike Anjo e comecei a me coçar de vontade de me inscrever, mas a vergonha sempre me impediu (de aprender com eles e de deixar o Leo me ensinar em público). Até que ganhei uma bike linda e ver ela parada ali tava me cortando o coração.

caloi ceci dourada 1979

Com o apoio do namorado, num feriado de meio de semana, fui tentar andar na minha bike nova e acabei meu dia muito frustrada, tanto por não conseguir como por ter medo de cair. Tive pesadelos horríveis.

Não desisti. Juntando toda a coragem e amor no meu coração, finalmente me inscrevi no Bike Anjo e fui sorteada pra fazer a aula.

Dia 24/11/2013 foi um dia incrível pra mim. Cheguei na Praça Vegana morrendo de vergonha, não acreditando que pudesse conseguir. Era a quarta pessoa da lista de espera e, quando me chamaram, tive que respirar fundo. Ao subir na bike, meu coração tava acelerado. Até que olhei pro lado e vi que todos ali estavam na mesma situação, não tinha do que me envergonhar. Ao usar a minha própria bike, que é um pouco mais alta, eu estava perdendo a confiança em mim mesma, pois não conseguia colocar o pé no chão. Peguei, então, uma bicicleta do próprio projeto emprestada (uma dobrável, facinha de ajustar ao meu micro tamanho) e, com a ajuda dos anjos Marcos e Marcia, em menos de duas horas eu tava dando voltinhas na praça sem ajuda de ninguém. Pensem numa felicidade! No final, só me restou chorar de emoção e agradecer imensamente a todos que estavam ali me apoiando.

EBA bike anjo 2

EBA bike anjo 3

EBA bike anjo

Sonho realizado!

Agora, é treinar e colocar a bike no meu dia a dia, do jeito que sempre aconselho todo mundo a fazer.

Entrando na luta de cabeça e, agora, com toda a moral! :]

deh pedalando

Bora pedalar? ;]

10 comentários em “Dia histórico

  1. É o Leonardo … tão mineirim…movendo montanhas devagarim…plantando flores e deixando vir as borboletinhas… Parabéns aos dois pela vitória! !!!!

  2. Parabéns moça…. e Leonardo.

    Nossa que bacana… o nosso combustivel para tocar o Bike Anjo é esse ….. Ver a felicidade em cada rosto depois das primeiras pedaladas…..

    Na Quarta – feira estavamos indo para a reunião de formalização do B.A.quando passamos pela praça eu, marcos e Tonimar…. e vimos vcs….

    Mais uma vez Parabéns….

  3. Sou bike anjo mas não estava no último EBA. Não pude ir.

    De qualquer forma, fiquei feliz com o seu relato. Parabéns pela conquista!!

    Pode ter certeza que o Marcos ficou super feliz por ter participado dessa conquista. É muito gratificante pra nós esse tipo de retorno.

    Parabéns novamente e pedale como nunca!

  4. Olá Mocinha … obrigado por me encorajar ainda mais a dar o primeiro passo/pedalada, pois conforme teu relato já estou com 34 anos e ate o momento nada de bike… sabe que fico emocionado quando acompanho alguns relatos desse e certamente não vai ser diferente quando conseguir dar minhas primeiras voltinhas e sentir essa tal liberdade que é pedalar por conta própria… Sou de SP já me inscrevi no site e estou aguardando e sempre procurando histórias novas para que possa me manter animado para o graaaande dia!!…rs…rs…rs…..

    Obrigado pela injeção de animo e tenho certeza que vai dar tudo certo… espero que não demore para me responder ….

    1. Oi Ademir!
      Eu que agradeço pelo comentário.
      Que bom que te encorajei!
      De fato, dá uma emoção muito boa mesmo e a gente vê como fica preso a medos que não fazem sentido…
      Depois vem aqui contar pra gente como foi!
      Beijo! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares