Como as crianças vão para escola na Holanda

A bicicleta sempre esteve muito presente na minha vida, principalmente na infância e adolescência.

Morava em uma cidade do sul de Minas Gerais e lembro como foi libertador, na minha pré-adolescência, quando meus pais permitiram que eu começasse a usar a bicicleta para andar pela cidade. Não costumava muito ir pedalando para a escola no período da manhã pois geralmente meu pai levava de carro afinal era caminho do trabalho dele ou pegava carona com pai de algum amigo, mas usava bastante para ir as aulas no período da tarde, como aula de educação física, também para aula de bateria ou inglês. A bicicleta também era uma forma de encontrar e passear com amigos. A turma do bairro toda usava a bicicleta para ir ao clube, lan house, etc. A gente geralmente passava na casa uns dos outros e ia juntando a turma toda para ir ao centro da cidade pedalando. E olha que a cidade é toda cheia de morros e subidas!

Já em São Paulo, grande parte das crianças de classe média ficam nos apartamentos e condomínios, brincam só no playground do prédio. Já os adolescentes vão para escola de carro ou vans, se socializam apenas em shopping. Fico imaginando como seria minha vida se eu tivesse tido uma infância como as crianças daqui.

Há até escola reclamando de ciclovia!

Foi aí que resolvi procurar: Como as crianças e adolescentes vão para a escola em cidades com uma cultura da bicicleta mais desenvolvida?

Fiquei impressionado com esse vídeo a seguir:


Neste vídeo é possível ver o horário de chegada de alunos na cidade de Den Bosch, na Holanda, entre 8h e 8h30 da manhã.

Aposto que essa escola não tem congestionamento na frente e mães parando em fila dupla hehehe.

Será que as grandes cidades brasileiras chegarão nesse nível algum dia?

Um comentário em “Como as crianças vão para escola na Holanda

  1. Oi. numa busca sobre uma bicicleta para meu filho, achei seu blog. Quem sabe você pode ajudar?! meu filho é esse aí q Vc descreveu: vive em condomínio e sua relação com a cidade é pela janela do carro. ainda não sabe andar de bicicleta e por causa do seu tamanho, morre de medo. alguma dica de bike pra comprar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares