Como planejar seu caminho de bicicleta

Usar a bicicleta na cidade muitas vezes necessita de um certo planejamento. Infelizmente, devemos pensar em caminhos mais seguros, evitando avenidas movimentadas e também desviando de subidas muito íngremes.

Com o tempo vamos ganhando experiência e aprendemos quais os melhores caminhos na cidade, mas para quem está começando aqui estão nossas dicas de como planejar o melhor caminho para ir de bicicleta:

Consulte o mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas da sua cidade:

Procure por algum mapa com a estrutura cicloviária da sua cidade, mesmo que tenha que pedalar alguns kms a mais, tente desviar seu caminho e utilizar ciclovias e ciclofaixas.
O mapa das ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas de São Paulo pode ser visto aqui.
Se quiser, também tem o aplicativo Pedala SP para Android.
Já o mapa do Rio de Janeiro pode ser visto aqui: http://www.ta.org.br/ciclorio/

Utilize aplicativos de mapas para auxiliar a traçar uma rota:

caminho-de-bicicleta

Geralmente, uso o Google Maps, porém ele ainda não exibe rotas para bicicleta aqui no Brasil. Então seleciono rota para carros e vou adaptando desviando de vias perigosas.
Há outros mapas, como o Map Link, que há opção de rota de bicicleta.
O site Eu Vou de Bike tem um mapa que calcula uma rota de bicicleta, inclusive mostrando a altimetria do percurso: http://www.euvoudebike.com/wordpress/wp-content/themes/voudebike/rotas.php.
Também existe o http://www.bicidade.net/, que leva em conta vias seguras e a altimetria na hora de definir uma rota. Veja também o app Bicicidade para android.

Consulte ciclistas mais experientes:

Ciclistas experientes conhecem as melhores ruas para passar de bicicleta e podem te auxiliar.
Não conhece nenhum ciclista? A plataforma do Bike Anjo pode te colocar em contato com ciclistas experientes na sua cidade para te auxiliarem a planejar seu caminho de bicicleta e até podem te acompanhar!


Feito tudo isso, é só botar a bike na rua e curtir! Mas tome cuidado e siga as leis de trânsito, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares