Bike no metrô

Levar a bike no metrô poderia ser a solução para muitos que ainda não usam a bicicleta no dia a dia. Vários amigos meus reclamam que moram muito longe do trabalho e, por isso, não usam a bicicleta. Com o intermodal bike/metrô, o problema estaria solucionado: usaria a bike de casa até o metrô, iria de metrô até a estação mais próxima do trabalho e terminaria o trajeto pedalando. Na hora de voltar, seria a mesma coisa.

bike no metro

Mas será que é possível?
Bicicleta no metrô

Infelizmente, não! Apesar do metrô fazer propaganda que as bikes são bem-vindas, o regulamento permite apenas o uso depois das 20h30 nos dias de semana, a partir das 14h no sábado e domingo o dia todo (para lazer pode, né?)

Sei que seria bem complicado entrar de bike no metrô em horário de pico, mas de que adianta poder usar o metrô só depois das 20h30? Não é possível nem ir, nem voltar do trabalho (se você sair cedo).

Eu pessoalmente costumo usar o metrô com a bike para voltar do trabalho quando está chovendo ou quando já está muito tarde (ou quando a bicicleta dá algum problema, hehe).
bicicleta-caloi-10-metro

É ótimo ter a possibilidade de voltar para casa de metrô, porém não é tão fácil quanto parece. As duas maiores dificuldades que tive até hoje ao usar o metrô com a bicicleta foram:
1 – Descer as escadas carregando a bike
2 – Catracas e cancelas trancadas e nenhum funcionário do metrô para liberar

O segundo problema acontece principalmente na transferência da linha Amarela para a Azul, na estação Luz. As cancelas com sensor de passagem (que acredito estarem ali só para fazer uma contagem das pessoas) não tem um tamanho suficiente para passar com a bicicleta. Tenho que passar em uma cancela e a bike passar em outra do lado. Logo à frente existe uma catraca e, apesar de ter uma porta lateral para cargas, bicicletas e cadeirantes, várias vezes passei por lá e não havia nenhum funcionário para abri-la. Fiquei imaginando a dificuldade do cadeirante que quiser passar por ali também.

bike presa no metro

Essas dificuldades não sou só eu que sinto. Todos os ciclistas que tentam usar o metrô sentem, inclusive um jornalista da Veja relatou isso ao fazer uma matéria sobre o uso das bicicletas no dia a dia. Na reportagem, ele reclama bastante de carregar a bike nas escadas.

Não consigo entender o porquê de ser proibido utilizar os elevadores.

metro bicicleta

Ainda quer usar a bike no metrô? Mesmo achando que o metrô ainda não atende bem os ciclistas, o Blog do Ciclista apoia o uso! Fique por dentro das regras:
1 – Horários permitidos: segunda a sexta após as 20h30, sábados após as 14h00 e domingos o dia inteiro.
2 – Cada pessoa pode transportar uma bicicleta convencional, limpa.
3 – Empurre as bicicletas dentro do metrô.
4 – Menores de 12 anos, apenas acompanhados de responsável.
5 – Antes de validar o bilhete, avise um funcionário do metrô para que ele libere a cancela/portão.
6 – Carregue a bicicleta para subir ou descer nas escadas fixas. A escada rolante é permitida apenas para subir (use os freios) e é proibido o uso do elevador.
7 – Embarque no último trem, que é reservado para bikes. Respeite os demais passageiros e espere todos para embarcar.
8 – Fique distante das portas, para facilitar o acesso.
9 – Cuide da sua bicicleta e sempre a mantenha ao seu lado.
10 – Em caso de emergência, siga as orientações de um funcionário e deixe a sua bicicleta em um local indicado por ele.
11 – São de responsabilidade do ciclista danos causados a terceiros, a si próprio e ao patrimônio público.
12 – Em casos de anormalidade e grande fluxo, o acesso será restrito às bicicletas.
13 – São permitidos apenas 4 bicicletas por viagem.
14 – O metrô não se responsabiliza por sua bicicleta.
metro3

Esperamos que em breve os ciclistas tenham mais acesso ao metrô, para que muitas pessoas se beneficiem do intermodal.

PS: bicicletas dobráveis são aceitas a qualquer hora, desde que estejam dentro de alguma bolsa especial.

Veja mais informações no site do metrô: http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/bicicletas/

4 comentários em “Bike no metrô

  1. O que podemos fazer para mudar esta questão dos elevadores? Quem está interessado em formar um grupo para esta finalidade, por favor me contate. Temos que mudar este regulamento, bem como o de exigir o direito a transportar nossa bike sem custo nos onibus interestaduais, e intermunicipais, e sem exigencias absurdas como ter a nota fiscal de uma bike que usamos há anos.

  2. Tbm existe ima nova problematica se tratando de bicicletas dobráveis que podem ser carregadas em qquer horário mas alguns funcionários do metrô exigem que vc cubra a bike para transportar como se devesse esconder a bike…só nao entendo o motivo e além de qie nao existe a regra.

    1. Oi Ricardo, que eu me lembre há sim essa regra (que não vemos motivos) no site do metrô (que está desativado por conta das eleições).

      Essa regra é apenas para dificultar a vida dos ciclistas, pois não há lógica em não poder uma bicicleta desembalada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares