10 motivos que provam que a ciclovia Pinheiros é ruim

Muitas vezes utilizada como exemplo e citada como um dos “melhores trechos em funcionamento” pela mídia, a ciclovia do rio Pinheiros na verdade está muito longe de ser ideal.
Um dos principais motivos disso é que ela é de responsabilidade da CPTM e, consequentemente, do governo do Estado de São Paulo, que já mostraram várias vezes que não colaboram com os ciclistas.
Para você que está se perguntando: “Mas por que é tão ruim assim? Para mim ela parece ser tão boa…” fizemos uma lista que comprova que a ciclovia Pinheiros é uma ruim sim:

1-Faltam acessos

A ciclovia é totalmente segregada, ficando entre o rio e os trilhos do trem. Para ter acesso, é preciso passar por passarelas.
Agora imagine: a ciclovia tem ao todo 21km e existem apenas 6 acessos, ou seja, 1 acesso a quase cada 4km.
Se seu destino é um ponto entre dois acessos, você será obrigado a pedalar até o acesso mais próximo, aumentando bastante seu percurso.

ciclovia-pinheiros-lista-acessos

2-Acessos inacessíveis

Se já não bastasse ter poucos acessos, a maioria deles não tem nada de acessibilidade, feitos através de escadas ou rampas estreitas e íngremes, em que os ciclistas são proibidos de passar pedalando.

É um absurdo o ciclista ter que carregar sua bicicleta escada acima e escada abaixo para acessar uma ciclovia ou mesmo, no caso do acesso via rampas, ser obrigado a desmontar da bicicleta e seguir empurrando. Imagine só como seria se os motoristas tivessem que desligar seus carros, sair e empurrá-los para atravessar as pontas sobre os rios?

ciclovia-pinheiros-passarela-1
mulher tendo que carregar bicicleta de aproximadamente 15kg escada acima e escada abaixo
ciclovia-pinheiros-passarela-2
uma passarela feita para uso exclusivo de ciclistas em que não se pode passar pedalando. WTF?
ciclovia-pinheiros-passarela-3
acesso – feito nas coxas – temporário feito para que ciclistas possam ir para a ciclovia da outra margem do rio… imagine que bacana que é você ter que parar e carregar a bike escada acima

Esse acesso é feito via rampas, porém não se pode pedalar nele:

ciclovia-pinheiros-passarela-4

ciclovia-pinheiros-passarela-5

ciclovia-pinheiros-passarela-6

A passarela do parque do povo pode passar pedalando…ciclovia-pinheiros-passarela-7

.. porém inicialmente era proibido. Olha a inconformação do prefeito no dia da inauguração:

3-Horário de funcionamento

O horário de funcionamento da ciclovia é limitado: das 5h30 às 18h30. Durante o horário de verão, o horário de funcionamento é estendido em uma hora e meia, funcionando das 5 horas às 19h30.

Se você sai do trabalho depois das 18h, desista.

4-Constantes obras

Só nesse aviso dá para ver que dois trechos estão interditados devido a obras da Prefeitura e do Metrô:

ciclovia-pinheiros-interdicoes

5-Descaso da CPTM

Apenas como exemplo, para obras do monotrilho, a CPTM simplesmente decidiu interditar a ciclovia sem dar alternativas aos ciclistas. Devido à pressão popular, eles voltaram atrás e fizeram uma ciclovia na outra margem e acessos à elas, além de uma van para transportar os ciclistas através das obras.

Porém todos pontos listados aqui mostram que a CPTM, controlada pelo governo do Estado, está cagando para a ciclovia e os ciclistas.

6-Assaltos na outra margem

ciclovia-pinheiros-placa-risco-assalto

A ciclovia construída na margem oposta é aberta e sem segurança. A região tornou-se ponto de roubo de bicicletas.

A CPTM diz que o trecho da margem oposta é de responsabilidade do Metrô e o Metrô alega que, por ser um espaço aberto, é de responsabilidade da segurança pública.

7-Veículos na pista

Além de ciclovia, a via é também acesso de veículos de serviço. Há placas alertando e também restringindo a velocidade máxima de veículos motorizados a 30km/h, porém há relatos de abuso por parte desses veículos e, convenhamos, não é seguro uma via (que não pode ser chamada de ciclovia, pois também tem carros, né?) em que é permitido acesso à carros e motos.

ciclovia-pinheiros-placa-veiculos

ciclovia-pinheiros-placa-veiculos-2

ciclovia-pinheiros-placa-veiculos-3

Camionete andando junto com as bicicletas:

ciclovia-pinheiros-veiculos

Motos junto com as bicicletas:

ciclovia-pinheiros-veiculos-3

Moto na contramão das bicicletas:

ciclovia-pinheiros-veiculos-2

8-Pista de treino

Com falta de lugares seguros para treinar, muitos ciclistas esportivos utilizam a ciclovia como local de treino. Isso não seria problema se não fossem os pelotões, ciclistas em alta velocidade e falta de respeito com quem está passeando devagar. Muitos ainda usam bicicletas de Time Trial com guidão de clip que dificulta o controle da bicicleta e dificulta uma freada rápida.

ciclovia-pinheiros-ciclista-rapido

 

9-Sujeira e mau cheiro

O rio Pinheiros é um dos rios mais poluídos do mundo e, além de ser triste ver tanta sujeira no rio, há dias que o cheiro fica insuportável.

poluicao-ciclovia-pinheiro

10-Liga nada a lugar nenhum

Ela termina assim, debaixo de uma ponte, sem saída alguma. Se quiser sair da ciclovia, terá que voltar cerca de 3km até o acesso da Cidade Universitária.

fim-ciclovia-pinheiros
foto via Bike Zona Sul

 

Apesar desses 10 motivos, a ciclovia é necessária, pois ainda é utilizada por milhares de pessoas, principalmente trabalhadores. Se houvesse uma atenção especial e sobretudo vontade da CPTM e do governo do Estado para melhorar a ciclovia e consertar os erros, ela com certeza seria muito mais útil para todo mundo!

3 comentários em “10 motivos que provam que a ciclovia Pinheiros é ruim

  1. Deixar outros veículos circular por uma ciclovia é o fim da picada…
    Foi feita pra dar segurança para o ciclista e ai vai e deixam andar outros veículos lá também…vai entender

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares